top of page

Efeitos adversos

Os principais efeitos dos analgésicos opioides com afinidade para os recetores µ são exercidos no SNC [9].

 

De entre os efeitos descritos destacam-se a analgesia, euforia, sedação e depressão respiratória. Sendo esta última uma das principais causas de morte do envenenamento por opioides. Todos os analgésicos opioides podem produzir depressão respiratória significativa ao inibirem os mecanismos respiratórios do tronco encefálico [9].

 

A depressão respiratória está relacionada com a dose e continua a ser um dos desafios clínicos mais difíceis no tratamento da dor intensa [9]. 

A supressão do reflexo da tosse constitui uma ação bem conhecida dos opioides. A codeína em particular tem sido utilizada com proveito em indivíduos acometidos de tosse patológica, bem como em pacientes nos quais é necessário manter a ventilação através de um tubo endotraqueal. Contudo, a supressão da tosse pode propiciar a acumulação de secreções e assim resultar em obstrução das vias respiratórias e atelectasias [9].  

Observa-se a ocorrência de constrição das pupilas com praticamente todos os agonistas opioides. A miose, que pode ser bloqueada por antagonistas dos opioides, é mediada por vias parassimpáticas, as quais podem ser bloqueadas por atropina [9].  

Os analgésicos opioides podem ativar a zona de gatilho quimiorecetora, produzindo náuseas e vómitos. Além disso, pode haver um componente vestibular nesse efeito, visto que a deambulação parece aumentar a incidência de náuseas e vómitos [9].  

Efeitos adversos da codeína.

Para além dos efeitos ao nível do SNC, a codeína tem também efeitos periféricos [9]. 

As ações ao nível do trato gastrointestinal, mais especificamente ao nível do intestino grosso, constituem a base para o uso dos opioides no tratamento da diarreia. Contudo, a obstipação intestinal representa um importante problema no seu uso. Existem recetores de oipioides em alta intensidade no trato gastrointestinal, e os efeitos de obstipação intestinal dos opioides são mediados por uma ação sobre o Sistema Nervoso Entérico, bem como sobre o SNC. No intestino grosso, as ondas peristálticas propulsivas são diminuídas e o tónus aumentado, o que retarda a passagem do bolo fecal e possibilita maior absorção de água, resultando em obstipação [9]. 

Os opioides causam contração do músculo liso biliar, podendo resultar em cólica biliar [9]. 

 

função renal é deprimida pelos opioides. Nos seres humanos, acredita-se que esta ação seja principalmente devida a uma redução no fluxo plasmático renal. Para além disso, constatou-se que os opioides µ exercem um efeito antidiurético no Homem [9]. 

 

Em doses terapêuticas, os analgésicos opioides produzem calor e rubor na pele, acompanhados algumas vezes de sudorese e prurido. Estas reações podem ser ocasionadas por efeitos no SNC e pela libertação periférica de histamina [9].

Outros efeitos adversos descritos para a codeína: tonturas, sedação, náuseas, vómitos, sudorese, obstipação, hipotensão, depressão respiratória, euforia, disforia, estados confusionais, insónia, agitação, medo, alucinações, sonolência, alteração do humor, cefaleias, miose, hipersensibilidade, prurido, urticária, laringospasmo, broncospasmo, alterações da regulação térmica, rigidez muscular, parestesias, retenção urinária, oligúria, xerostomia, perda de apetite, alterações do gosto, taquicardia, bradicardia, arritmias [6,17,21].

Depressão respiratória

Tríade característica do envenenamento por opiáceos

Miose

Coma

Tríade característica do envenenamento por opiáceos.

[6] Prontuário Terapêutico - Codeína. Acedido em: 14/05/2016, através de: https://www.infarmed.pt/prontuario/framepesactivos.php?palavra=Codeina&x=0&y=0&rb1=0.

[9] Katzung B, Trevor A. Basic & Clinical Pharmacology, Thirteenth Edition, SMARTBOOKTM: McGraw-Hill Education; 2014.

[17] Toseína – Resumo das Características do Medicamento (RCM). Acedido em: 16/05/2016, através de: http://www.infarmed.pt/infomed/detalhes.php?med_id=34172&dci=Y29kZe1uYQ==&nome_comer=&dosagem=&cnpem=&chnm=&forma_farmac=&atc=&disp=&estado_aim=&pesquisa_titular=&cft=&grupo_produto=&pagina=1.

[21] Codeine - Clinical effects. Acedido em: 10/5/2016, através de:  http://www.inchem.org/documents/pims/pharm/codeine.htm#PartTitle:9. CLINICAL EFFECTS.

bottom of page